brada_kristin_1 Desenhos da sala do tribunal por Joe McKay.    

 
 

 

REFRESH, 2007

Kristin Lucas

Intervenção

 
 

Em 5 de outubro de 2007, a artista tornou-se uma versão mais recente de si mesma, ao efetivar a mudança legal de seu nome, de Kristin Sue Lucas para Kristin Sue Lucas, em uma sala de audiências do Tribunal Superior da Califórnia. Na petição apresentada, Kristin escreveu Refresh (Atualizar), como a razão para a mudança de nome. Após um debate filosófico a respeito da percepção da mudança, e de duas audiências, o juiz que deferiu o pedido afirmou: “Então você mudou o seu nome exatamente para o que era antes, com o objetivo de atualizar-se como se você fosse uma página da Internet”.

Kristin apresentou a petição para a mudança de nome em 19 de julho de 2007, e uma audiência foi marcada para 22 de setembro do mesmo ano. A artista publicou a solicitação em um anúncio veiculado em um jornal local (um requisito para o processo de mudança de nome); o anúncio foi publicado continuamente durante quatro semanas, em agosto de 2007. A primeira audiência ocorreu na data marcada (figura “ANTES”). A segunda audiência aconteceu em 5 de outubro, quando o nome de Kristin foi alterado e, consequentemente, atualizado (figura “DEPOIS”).

 
 
 
   

TRIBUNAL SUPERIOR DE JUSTIÇA DA CALIFÓRNIA Condado de Alameda, Tribunal de Justiça Rene C. Davidson do Condado de Alameda Processo nº RG07336497 Data: 21 de setembro de 2007 Requerente: Kristin Sue Lucas Requerente representada por: Kristin Sue Lucas Juiz: Sua Excelência Frank Roesch      

Juiz: Kristin Lucas… Você é a última pessoa marcada hoje, Srta. Lucas. Porque eu realmente não entendo muito bem. Este processo requer uma mudança para que possa ocorrer. E você não está pedindo mudança alguma. Você está solicitando uma autorização que não muda nada.

KL: Eu preparei uma breve declaração, ahn, para ler para o tribunal, se me permite.

Juiz:: Você tem permissão.

KL: Ok. Vossa Excelência, estou aqui para uma atualização. Uma renovação do “eu”. Considero este ato como um gesto poético e um presente de aniversário. Estou pronta para uma atualização. Uma intervenção na minha vida. Estou aqui para renascer como eu mesma, ou ao menos, como a versão mais atual de mim mesma. Estou preparada para abrir mão. Para esvaziar o meu cache1. Para preencher a tela com as mesmas informações. Para reiniciar, sabendo que a nova Kristin Lucas pode enfrentar uma tremenda sensação de perda, de desprendimento, de decepção, ou de alegria. Kristin Lucas está pronta para uma mudança. E Kristin Lucas aguarda sua substituição.

Juiz: Mas não é uma mudança.

KL: Eu sinto que é uma mudança, se a mesma for inserida no sistema. E é como, como, uh, como honrar seus votos de casamento. É… Uh… É… Estou considerando isso como um renascimento, ou uma renovação. Uhm… Sinto que uma mudança ocorreria no momento entre a existência de um nome e o momento em que esse nome é reescrito. Se eu escrever meu nome várias vezes em uma página, ele será diferente a cada vez que eu o escrever. Porque é, é uma questão de tempo, de viver o momento. Então, peço que, por favor, autorize a mudança e me dê a chance de intervir em minha vida.

Juiz: A lei, na qual que você se colocou, não permite… O procedimento é para fazer uma mudança de nome. Não uma mudança espiritual, não uma mudança de relacionamento consigo mesma, não uma mudança de… Não como uma atualização em uma tela de computador na qual você queira atualizar um website. Uhm… A lei apenas prevê esse processo para pessoas que estejam alterando seus nomes em função de suas identidades pessoais ou de crenças religiosas. Ou quando, ou quando há mudanças em um relacionamento, que indivíduos não podem aceitar… Mas o processo não está estabelecido para evitar que se dê uma oportunidade de construção espiritual ou emocional.

KL: Ou apenas, a afirmação cotidiana de si mesmo, é também o que eu tinha em mente.

Juiz: O tribunal não trabalha com humor. O sistema de leis que temos não foi criado para ajudar ou para prejudicar uma pessoa que queira fazer isso. Estou… Há uma desconexão em minha mente. Que a relação de identidade pessoal de uma pessoa diante do mundo, e a maneira como a lei as trata… Eu sou, eu sou… Tenho uma dificuldade considerável em… Tomar a palavra mudança e autorizar uma ordem que não inclua qualquer mudança… Além de sua percepção de mudança. E isso não é o que está no papel. Tudo o que eu estou fazendo é mudando o papel.

KL: Sinto que a tecnologia da qual dispomos pode fazer essa mudança por nós. É como substituir a informação. O computador, a tecnologia, o sistema tem uma maneira de apagar você, e, e eu sinto que, uhm… Esta é uma mudança que tenho visto em toda a minha vida. E eu, eu apenas, eu estou realmente interessada em… Apenas restabelecer, uhm… Achei que eu havia conseguido explicar para você, mas é difícil descrever. Não acho que esta intervenção em minha vida, ou no sistema, seja, de algum modo, um perigo para o sistema, ou, ou a mim mesma, e ninguém apareceu aqui se opondo a esta mudança. E eu também respeito sua…

Juiz: Mas não é uma mudança.

KL: Eu deveria ter trazido um filósofo… Eu sinto, eu sinto isso, é uma mudança. A cada momento em minha vida eu experimento muitas mudanças e eu estou procurando obter a aprovação do tribunal apenas para sancionar essa mudança para mim.

Juiz: Quantas vezes mais você virá ao tribunal para mudar seu nome, porque você está mudando a cada quinze minutos, ou…?

KL: Bem, tenho pensado a respeito dessa mudança há um ano, e isso me trouxe aqui hoje, e eu gostaria de experimentar o que essas diferenças poderiam trazer. Eu não posso tomar essa decisão, sobre quantas vezes eu poderia precisar de uma atualização. Mas eu também quero respeitar o tempo do tribunal.

Juiz: Bem…

KL: E eu não estou aqui para abusar do sistema.

Juiz: Eu, eu não acho que você está.

KL: Ok. Obrigada.

Juiz: E não me importa o tempo. Apenas não sei se tenho a autoridade legal para alterar seu nome quando isso não é uma alteração. As leis falam a respeito de mudança. Posso lhe dar uma ordem que não muda o seu nome? Que mantém seu nome igual? Isso seria a mesma coisa que conceder uma mudança de nome? E eu acho que não. E vou fazer isso, vou prorrogar este assunto por duas semanas… E tentar pensar sobre essas questões nesse período.

KL: Obrigada.

Juiz: Eu vou tentar entender, em minha mente, se devo fazer isso ou não. Uhm, claramente, a lei me concede o poder de alterar um nome ou não, uhm… Mas eu preciso saber na minha própria mente que a lei me permite fazê-lo. Eu sei que a lei me permite dizer “não”, mas se a lei me autoriza a dizer “sim”, é a segunda pergunta. E farei uma pesquisa jurídica, francamente, é a primeira vez que alguém veio aqui e tentou fazer isso.

KL: Eu agradeço o seu tempo, obrigada.

Juiz: Então, [a segunda audiência] será no dia 5 de outubro. Veremos-nos nessa data.

KL: Obrigada.

Juiz: E você não precisa se sentar, porque não levará documentos hoje.

 
 
 
 

  TRIBUNAL SUPERIOR DE JUSTIÇA DA CALIFÓRNIA Condado de Alameda, Tribunal de Justiça Rene C. Davidson do Condado de Alameda Processo nº RG07336497 Data: 5 de outubro de 2007 Requerente: Kristin Sue Lucas Requerente representada por: Kristin Sue Lucas Juiz: Sua Excelência Frank Roesch    


Juiz: Kristin Sue Lucas… Bem, devo dizer que provavelmente passei tempo demais pensando sobre esta situação. Eu acho que é uma idéia louca, não é realmente uma mudança de nome, mas eu vou fazê-lo. Uh…

KL: Obrigada, Vossa Excelência.

Juiz: Então você mudou o seu nome exatamente para o que era antes, com o objetivo de atualizar-se como se você fosse uma página da Internet.

KL: Obrigada, Vossa Excelência.

Juiz: Fique aqui, temos uma papelada para resolver.

         1 Memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho de processadores.  

 
 
 
 

brada_kristin_2