Desde 2002, Mendel experimenta possibilidades audiovisuais em diferentes meios, sendo seus maiores interesses a videoarte e o cinema documental. Nos últimos anos, passou a criar em outras mídias – como desenhos e pinturas a óleo – além de cuidar dos projetos de sua produtora BlankTape, onde também organiza exposições online, uma maneira de dialogar com outros artistas e refletir sobre a produção contemporânea.
Professor de vídeo na Escola Britânica de Artes Criativas, recém aberta no Brasil, Mendel deu início em 2016 ao filme documentário e webdoc Família Stronger, seu primeiro longa metragem como diretor. O projeto acompanha integrantes de coletivos politicos LGBT da periferia de São Paulo que se apresentam como famílias, com uso de sobrenomes e estrutura de parentesco.
Curador da exposição Reverta – Arte e Sustentabilidade que levou grandes nomes da arte a um público de mais de 40 mil pessoas [OCA – Museu da Cidade de São Paulo | SP] e da mostra de filmes brasileiros Invention & Subversion do projeto “Entre Pindorama: Contemporary Brazilian Art and the Adaptation of Antropofagic Strategies” [Stuttgart, Alemanha], seus últimos trabalhos incluem a série de desenhos e web arte BROKEN PAGE e a montagem de dois curtas ainda inéditos, o experimental Maybe Nymph e o mockmentary Turner.
Em filmes documentários, trabalhou na montagem do longa sobre o músico e compositor Itamar Assumpção, para o projeto “Iconoclássicos” [Itaú Cultural | SP]. Daquele instante em diante entrou em circuito em 5 capitais brasileiras, abriu o Festival Indie [BH] e foi indicado para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2012 [RJ]. A partir de manuscritos de Fernando Pessoa, Mendel criou as animações e o videografismo do longa (O vento lá fora) lançado no Festival do Rio em 2014, com Cleonice Berardinelli e Maria Bethania. Ainda dentro da linguagem documental, também montou o curta Our World Insideout: Brazil, seleção oficial do Heartland Film Festival [Indiana, Estados Unidos], e o programa para a TV Futura Nossa Terra, Nossa Gente – Episódio 4, com direção geral de Carlos Nader.
Com diálogos sampleados de webradios ou construídos em dicionários online, desenvolveu a animação Right, Wrong or Don’t Know em 2007, apresentada no Floating World Animation Festival [Portland, Estados Unidos] e na Galeria Emma Thomas [SP]. O videoclipe Mon T-shirt Pue la Fumée de Cigarette criado para a banda Laura Palmer [RJ] foi todo desenhado em papel quadriculado, uma representação da imagem digital. Essa animação integrou uma das edições em DVD do Monocromo Artfanzine [Morelia, México].
Em 2004, Mendel realizou Por Onde os Olhos Não Passam – Melhor Videodança no XVII Festival Tápias de Artes Integradas [RJ] – relacionando átomo e píxel para compor um indivíduo fragmentado, numa montagem que simula o fluxo de mídia pela internet (streaming). Sua segunda videodança, Os Sentidos do Prazer: Movimento #2, revela um cenário criado com fita adesiva para estabelecer diferentes espaços entre o corpo e a cidade. Ambos trabalhos foram selecionados para a coletânea do Circuito Videodanza Mercosur, para integrar, respectivamente, os DVDS 1993-2005 e 2001-2007, distribuídos em 47 países.
Como editor, trabalhou com o cineasta Murilo Salles no livro-DVD Arte Brasileira Contemporânea – Um Prelúdio do crítico, professor e pesquisador Paulo Sérgio Duarte; e em diversas videoartes de Brígida Baltar, Fabiano Gonper, Lia Chaia, Giorgio Ronna e Matias Aguayo. Suas pinturas a óleo participam da exposição Causas Naturais [Galeria Mini | BH] e Mendel é convidado para uma das edições do Palavras Cruzadas [Oi Futuro – Ipanema | RJ] para criar com Omar Salomão um show de Leo Cavalcanti. Um dos vídeos criados nesse processo também é usado no show da cantora Marina Lima [Imperator | RJ] e novos vídeos são criados para as temporadas seguintes do show Maneira de Ser dirigido por Marcio Debellian.
Nos anos 00, desenvolveu cenários multimídia e videoperfomances em premiadas peças de teatro, dança contemporânea e ópera, dos diretores Jefferson Miranda, Andrea Maciel e Sérgio Britto. Tais trabalhos foram exibidos em importantes festivais como a Prague Quadrennial [Praga, República Tcheca], RioCenaContemporânea [RJ], Panorama de Dança [RJ]; e em grandes palcos, como o Teatro Municipal [RJ] e o Teatro Castro Alves [BA].
Em seu apartamento no Rio de Janeiro começou um grupo de estudos multidisciplinar que deu origem ao coletivo Random, uma rede de trabalho e pesquisa de arquitetura, vídeo e design, o qual foi sócio e criador até o segundo desfile no Rio Moda Hype, desdobramento do Fashion Rio.
Em 1998, começou a estudar Direção Teatral na ECO-UFRJ e, em 2000, Cinema na UNESA-RJ, onde foi três vezes premiado. Bolsista da FAPERJ na documentação de feministas, trabalhou em produções nacionais, americanas e indianas. Mendel escreveu e dirigiu seu projeto de formatura, o curta metragem em 35mm Luzia Passou por Aqui, uma história simples contada pelo olhar da protagonista míope. Destaque em Expressão Poética e Melhor Filme Denso no XI Festival de Cinema Universitário [RJ], o filme ficou entre os cinco finalistas aos prêmios ABC – Associação Brasileira de Cinematografia – e Kodak Filmschool Competition – Etapa Brasil [ RJ].
mendel@blanktape.com.br