Smiling Eyes

Série documental para web | COR | Sonorizado | 3 episódios  | 10′ | 2021

 

 

 

 

 

 

 

Smiling Eyes é uma série documental sobre pessoas com paralisia facial de longo prazo. As dificuldades de se relacionar com o mundo ao redor sem o controle de movimentos tão espontâneos e fundamentais para a comunicação humana são tratadas com leveza em três episódios dirigidos por Paulo Mendel. Cada episódio conta uma história de transformação física e emocional de um caso diferente e mostra inesperados exemplos de superação, além dos obtidos no longo tratamento de conectar os sentimentos com as expressões do rosto. 

Idealizada por Gabriela de Palhano, repórter da TV Globo também acometida pela paralisia facial, a série foi concebida e produzida em parceria com a BlankTape. Os episódios se passam em Goiânia, São Paulo e Recife. Em 2020, começaria as filmagens fora do Brasil, mas o projeto foi interrompido por conta da pandemia de covid-19.

 

 

 

EPISÓDIO 1 – Princesinha (Little Princess)

A força e delicadeza de Giovana, uma menina de 11 anos, que nasce com paralisia facial e desde muito cedo encara o bullying e problemas raros para crianças de sua idade. Depois de ter uma visível melhora com o tratamento no exterior, nada mais a impede de ir atrás de seu grande sonho: ser atriz. O episódio embarca na visão de mundo da pequena Giovana, de suas inocentes brincadeiras de princesa à uma conversa surpreendente com a prima e melhor amiga, Bia, na qual elas revelam algo que não podia ser visto. (Goiás, Brasil)

 

 

EPISÓDIO 2 – A Primeira Nota (The First Note)

Trompetista desde os 8 anos de idade, Wellington não desiste de tocar na orquestra da igreja mesmo sem conseguir soprar durante anos de sequela da paralisia. Ele e Anésio, colega de trabalho que notou o surgimento dos primeiros sintomas, relembram o longo período em que o sorriso desencadeava em Wellington o sentimento de vergonha, e não de alegria, o que aos poucos o muda como pessoa. Quando um problema com seu filho João Pedro vem à tona, ele repensa sua vida e encontra motivos para voltar a sorrir. (São Paulo, Brasil)

 

 

EPISÓDIO 3 – Reflexos (Glasses)

Um grave acidente de carro marca a história de Fernanda. Apesar de sofrer um politraumatismo, seu maior desafio é se expressar por conta da anomia bilíngue e da paralisia facial bilateral, o que a impede de chorar mesmo no dia mais triste de sua vida. É o cotidiano entre a arte e a cultura que a inspira a seguir em sua recuperação. Atrás das lentes dos inseparáveis óculos, ela revela que ainda este em busca pelo que chama de uma “nova harmonia”. (Pernambuco, Brasil)

 

 

“Os desafios em se comunicar que as pessoas da série passam, não deixavam de ser meus também, na hora de captar essas histórias com a câmera. Mesmo num close no rosto, algumas expressões podiam passar desapercebidas, mas o brilho nos olhos não. Estava atrás disso em cada episódio, o que faz os olhos sorrirem, dentro e fora do quadro.”

Olhar do Diretor

 

[INTERNET]