homingroaming_06_pt_01 homingroaming_06_pt_02   homingroaming_06_pt_03
       

Observatório 4SGP, 2010

Elaine tedesco

instalação

Material: madeira, equipamento de som, binóculos, projetor

transparencia-300 Durante uma viagem ao Uruguai em 2006, a artista percebeu pequenas construções arquitetônicas pousadas sobre pilotis em alguns parques, nomeadas em espanhol de “mirador de aves”. Construções feitas com eucaliptos da região, dentro das quais, existem binóculos, ilustrações e descrições dos pássaros que são possíveis de se avistar no local.
  Em junho de 2010, Elaine instalou um observatório de pássaros na Praça Saint Germain des Prés, como resultado de sua residência no SAM Art Projects em Paris, França. Diversos sons de pássaros da América do Sul foram coletados, escolhidos e editados em uma montagem que reconstituía a impressão auditiva de uma floresta tropical apresentada em quadrifonia no interior do Observatório 4SGP.

 

  Ao criar uma situação para contemplação a distância, a artista também acabou desenvolvendo um lugar de aproximação, uma espécie de portal que conecta paisagens distintas e distantes. 

homingroaming_06_pt_01homingroaming_06_pt_02  homingroaming_06_pt_03    

Observatório 4SGP, 2010

Elaine tedesco

instalação

Material: madeira, equipamento de som, binóculos, projetor

Durante uma viagem ao Uruguai em 2006, a artista percebeu pequenas construções arquitetônicas pousadas sobre pilotis em alguns parques, nomeadas em espanhol de “mirador de aves”. Construções feitas com eucaliptos da região, dentro das quais, existem binóculos, ilustrações e descrições dos pássaros que são possíveis de se avistar no local. Em junho de 2010, Elaine instalou um observatório de pássaros na Praça Saint Germain des Prés, como resultado de sua residência no SAM Art Projects em Paris, França. Diversos sons de pássaros da América do Sul foram coletados, escolhidos e editados em uma montagem que reconstituía a impressão auditiva de uma floresta tropical apresentada em quadrifonia no interior do Observatório 4SGP.  Ao criar uma situação para contemplação a distância, a artista também acabou desenvolvendo um lugar de aproximação, uma espécie de portal que conecta paisagens distintas e distantes.