gadget_10_texto_en_02

RAINDOWN PROJECT, 2009
Andrews F.G.

Vídeo
Sonorizado

 

O Rain Down é um projeto colaborativo entre fãs do Radiohead para a realização de um DVD do show realizado pela banda no Brasil, focando o show de São Paulo, que aconteceu no dia 22 de março de 2009. A edição é toda feita com vídeos amadores gravados por pessoas que estavam lá ou publicaram conteúdo em sites como YouTube.

Por mais que existam diversos projetos com o mesmo conceito, inclusive anteriores ao Rain Down, o trabalho de Andrews destaca-se por algumas questões. A banda inglesa tornou-se mais popular após sua tática de marketing na rede, levando a sério o uso do YouTube como meio para divulgação e disponibilizando seu álbum com preços simbólicos.

 Da mesma forma, Rain Down fez uso dos vídeos postados no mesmo site citado e é distribuído pela rede sem fins comerciais. Além disso, a turnê em questão tem o cenário composto pela projeção de imagens ao vivo de diversas câmeras posicionadas no palco, formando um painel com fragmentos de ângulos diferentes. Andrews transpõe essa multiplicidade de olhares em uma edição dinâmica que valoriza a música e a sensação da pláteia contagiada.

Nos planos mais abertos, a tela fica dividida entre o palco e o público. Chama especial atenção a quantidade de pontos luminosos de câmeras fotográficas e celulares registrando o evento.